domingo, 19 de setembro de 2010

Oficina de HQ na Escola Aberta Edna May Cardoso



Tomei como objetivo, nas pesquisas que empreendi durante a Licenciatura em Artes Visuais, entre elas este projeto de ensino e pesquisa para o Estágio Supervisionado do curso, trabalhar a narratividade e práticas artísticas através da linguagem dos quadrinhos, para compreender, a partir dos trabalhos realizados e temas postos para debate, as relações dos educandos com arte e cultura visual. Entre os ambientes onde se deu esta experiência, estão um estágio no ensino formal e um numa oficina vinculada ao projeto Escola Aberta, sendo a última o foco deste material gráfico com recortes do trabalho desenvolvido, entre estudantes da Escola Edna May Cardoso, da comunidade da Cohab Fernando Ferrari na cidade de Santa Maria, RS, que se dispusessem a dedicar alguns domingos a uma construção narrativa.


Aqui se encontram impressões dessa busca por formas de mediar uma aprendizagem não-formal em arte baseada na narratividade, e divagações sobre o rumo diferenciado mas produtivo que os meios digitais proporcionaram à pesquisa.

http://issuu.com/purper/docs/oficina_hq



Um artigo sobre esta pesquisa foi publicado no VII Seminário de Ensino de Arte do Estado de Goiás: CONFAEB 20 Anos