sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Exposições - 17 a 21/10/2011


Exposição Paralela Mestrandos PPGART
Mirieli Costa, Bruno Teixeira, Ricardo Garlet, Tatiana Vinadé, Fábio Purper Machado.
Disciplina "Ação e Reflexão no Contexto da Arte Contemporânea", Prof. Dra, Rebeca Stumm
Propostas durante a Jornada de Formação, Ensino e Produção do Centro de Artes e Letras - UFSM.

Alguns registros em http://w3.ufsm.br/cal/index.php?canal=noticia_0163 


Intervenções Artísticas 
"Mapas Deslocalizantes" por Tamiris Vaz, "Habitar o tempo de barro" por Francieli Garlet
Bacharelado em Artes Visuais UFSM, Ateliê de Cerâmica. PROFITECS UFSM.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Publicações

As narrativas Con-DomínioVidrado e A Cria do Enforcado estão presentes num artigo que enviei, em duas versões diferentes, uma chamada "Escultura + HQ: Tensões Narrativas entre Poéticas" para a Revista Expressão (CAL-UFSM) e uma versão anterior, intitulada "Narrativas Poéticas entre o Tridimensional e o Plano", para o 20º Encontro Nacional da ANPAP (Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas), cujos anais se encontram aqui.

 


O Resumo, comum aos artigos:
Apresentam-se aqui questões sobre o processo criativo de três narrativas em quadrinhos que se relacionam, como proposta poética, a um projeto de mestrado onde a materialidade da escultura se mescla à linguagem das histórias em quadrinhos pela fotografia e pelo desenho, e também por uma aproximação à linguagem contemporânea da apropriação. As histórias se relacionam, através de personagens e temática,  com o conceito de história em quadrinhos poético-filosófica e também com séries de esculturas minhas e com intervenções artísticas das quais participei com o coletivo (Des)Esperar

***


Na revista Visualidades V.8, n.2 (FAV-UFG), “CEUZINE: UMA OFICINA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA UFSM”, com orientação do prof. Ayrton Dutra Corrêa.

Resumo
Aborda-se neste trabalho uma proposta de criação artística, realizada através de uma oficina de Histórias em Quadrinhos com jovens da Casa do Estudante Universitário - UFSM. É analisado material escrito sobre a linguagem dos Quadrinhos na perspectiva da Cultura Visual. Apresenta-se uma descrição dos métodos da pesquisa e suas aplicações, juntamente com reproduções das obras que foram produzidas no decorrer da oficina, pensando-se as imagens e suas reverberações no contexto de seus criadores.
Mais informações, e as três edições do zine aqui.

***

E, para o II Seminário Internacional de Arte Pública (GEAP Latinoamerica / UFES), “O APARELHADO NO JARDIM: Uma proposta narrativa de antimonumento na UFSM”, com orientação do prof. José Francisco Flores Goulart.

Resumo
Este texto, na temática Arte e intervenções em espaços extra-urbanos na América Latina, trata de uma pesquisa em escultura onde se enfatizam a materialidade da argila no gesto do modelado, as aproximações entre a figuração atingida e a linguagem das histórias em quadrinhos poético-filosóficas (Santos Neto, 2009), suas possibilidades como problematização de questões sociais e valores estéticos, e sua culminância num espaço público: a escultura “O Sujeito Aparelhado”, projetada para o jardim de esculturas do Centro de Educação do campus da Universidade Federal de Santa Maria, como trabalho de graduação do autor no Bacharelado em Artes Visuais da instituição, aliado ao projeto de revitalização deste espaço empreendido pelo prof. Ms. José Francisco Flores Goulart.
São abordadas ideias, influências e leituras que traçam um fio condutor para a compreensão da trajetória desta pesquisa e de questões que envolvem seu momento atual, entre elas o dilema entre monumento/antimonumento público e interesses do poder (Alves, 2005), e as acumulações, apropriações e disseminações imagéticas da cibercultura (Couchot, 2003), aproximação iniciada em estudos empreendidos pelo autor na Licenciatura em Artes Visuais na USFM. Reflete-se nesta pesquisa artística uma relação com o riso do escárnio, e também com aquele de quando nos deparamos com o abismo...


Mais textos acadêmicos em Academia.edu.
E em breve mais informações e novas narrativas...