Arte e História, por Carlos Francisco Moraes

Textos e edições de Carlos Francisco Moraes para o caderno PLUS, do jornal O Correio, publicado em Cachoeira do Sul, RS.


http://issuu.com/purper/docs/plus9
Do Caderno Plus do Jornal O Correio, 19 e 20 de março de 2011. Cachoeira do Sul, RS. Textos de Carlos Francisco sobre o Spiritu loci da Casa da Aldeia, patrimônio histórico de Cachoeira do Sul, um breve relato do encontro dos desenhistas cachoeirenses Jader Correa e Mathias Streb com Eddy Barrows e resenhas sobre podcasts e sobre o filme "A Rede Social".



Do Caderno Plus do Jornal O Correio, 12 e 13 de março de 2011. Cachoeira do Sul, RS. Textos de Carlos Francisco Moraes sobre a Ponte de Pedra: um patrimônio ameaçado em Cachoeira do Sul, sobre a proposta de educação musical da Escola de música Renascença, um comentário sobre a HQ D. João Carioca, e uma ode à folia de carnaval, por Olegário P. Script.


http://issuu.com/purper/docs/plus0
Textos de Carlos Francisco Moraes, publicados na coluna Arte & História do Caderno Plus do Jornal O Correio, entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011:
  • A neblina e o relógio... ou coisas para lembrar quando se visita Londres na Era Vitoriana
  • Reflexos de Veneza
  • Bety Boop e a história do feminismo
  • O baralho nosso de cada dia
  • Vik Muniz e o lixo extraordinário


http://issuu.com/purper/docs/plus7
Edição de 5 e 6 de março de 2011, com o quadro Madame Coração, com ilustração de Fábio Purper. Matérias sobre a história do rock, atores reais no videogame e a lista de vencedores do  Oscar 2011.


http://issuu.com/purper/docs/plus6
Edição com a HQ Canalha (banda Geringonça e Fábio Purper), textos sobre a literatura de George Orwell, o terror nos videogames e a história da informática. 26 e 27 de fevereiro de 2011.


Onde se encontra a HQ "Claustros" (Fábio Purper), 12 e 13 de fevereiro de 2011.

Nesta edição digital a reportagem sobre a sinagoga perdida de Cachoeira pode ser conferida como havia sido originalmente planejada, em duas páginas: uma para o local e outra para a entrevista. Também há matérias sobre Olga Benário e sobre os mitos de Narciso e Pigmaleão.



A edição de 5 e 6 de fevereiro de 2011, com a notícia da intervenção "De que samba você bebe?" do Coletivo (Des)Esperar.

Matérias sobre o músico cachoeirense Augusto César, sobre realidade aumentada, Toy Art e o jogo Scribblenauts, do videogame portátil Nintendo DS.

http://issuu.com/purper/docs/plus2
A edição que abriga a HQ "A Cria do Enforcado" (Carlos Francisco Moraes e Fábio Purper), 29 e 30 de janeiro.

Reportagens sobre arte urbana, sobre o 13º signo do zodíaco, sobre o Google, o Fest Malta e o jogo Medal of Honor, ambientado na Segunda Guerra Mundial.

A edição de 22 e 23 de janeiro de 2011, com o piloto da HQ "Joe Memento" de Carlos Francisco Moraes, desenhado por Jader Corrêa e Mathias Streb.

Também com a presença do conto de Carlos Francisco Moraes "O Homem de Porcelana", matérias sobre o grafitti de Banksy, o antigo ritmo cachoeirense Quicumbi, a tradição oriental do teatro Kabuki e as relações entre videogame e história em jogos como Assassin's Creed e God of War.