VideoHQescultura


O desenvolvimento do campo das videoHQesculturas foi a temática de minha tese de Doutorado em Arte e Cultura Visual na Universidade Federal de Goiás (2014-2017).

HQ-escultura, escultura-HQ são categorias inventadas em minha dissertação de Mestrado em Artes Visuais (UFSM, 2011-2013) para descrever poéticas narrativas em movimento entre os campos artísticos da escultura e das histórias em quadrinhos. A HQ-escultura é uma HQ impressa criada a partir de fotografias de esculturas, a escultura-HQ é uma peça tridimensional que conta com possibilidades narrativas vindas da linguagem dos quadrinhos. Já a videoHQescultura se refere a experimentos onde também ocorre a fusão destes campos com o do vídeo.

A seguir disponibilizo amostras dos vídeos inéditos produzidos nesta pesquisa,  a íntegra dos que já foram publicados e uma lista de publicações acadêmicas que fiz sobre o tema.

"Por um Som Orgânico

Realizada em 2017 a partir de roteiro de Edgar Franco (Ciberpajé). Foi exibida no II Festival goiano de filmes de horror "Morce-GO Vermelho" (2018), no 2° Lanterna Mágica (2018), na 16a. Mostra Udigrudi Mundial de Animação (MUMIA, 2018) e foi finalista no Prêmio Le Blanc de Arte sequencial, Animação e Literatura Fantástica (2019).
A seguir uma amostra de algumas cenas:



Mais detalhes sobre trajetória do curta em festivais de cinema se encontram nesta postagem.


"Se Passa

Realizada em 2017. A seguir uma amostra de algumas cenas:





"Proporções

iniciada em 2016 e concluída em 2017. A seguir uma amostra de algumas cenas:




"A Quem

Criada em 2015 e apresentada no VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, na Universidade Federal de Goiás, em 2015, e também no festival de artes ReFluxo, na Vila Cultural Cora Coralina (Goiânia), em 2016. Está disponível em
www.dropbox.com/s/pnygiygvh2nrkki/A_Quem.mp4
 
Fábio Purper. A Quem (videoHQescultura)


"Extendit Manus

Baseia-se num manual da missa cristã em latim, aproveitando algumas possibilidades de sua visualidade. Esta narrativa foi criada em 2014 e apresentada no mesmo ano, no VII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, na Universidade Federal de Goiás.




"Narrativas do Grotesco Cotidiano

Uma das primeiras videoHQesculturas, surgida em 2012 como adaptação de algumas HQs-escultura criadas na época. Foi exibida na exposição coletiva "Passageiros", em 2012.




"Então Vá" 

De 2012, uma experiência com filmagens de esculturas e animais e sua interação através de balões de fala. Participou da exposição coletiva Idades Contemporâneas no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul.

Fábio Purper. Então Vá (videoHQescultura)


"Golem: Trajetória de uma Escultura

O mais antigo dos vídeos que chamo de vHQe, também precededente à criação dos termos da pesquisa. Realizado em 2007 a partir de registros de processos de construção e destruição em argila, e do poema "El Golem", de Jorge Luis Borges.




Publicações acadêmicas sobre vHQe:

Apoio: